Trabalhar, estudar, arranjar tempo pra vida social (alô, amigos – rs) e ainda planejar a festa de Casamento no meio disso tudo. Como profissional de Casamento (e alguém que já passou por essa fase – eita, saudade) sei o quanto esse período de planejamento costuma ser corrido e algumas vezes estressante para alguns noivos.


Mas calma, que esse conteúdo é pra você, noiva (ou noivo) que não sabe nem por onde começar com os detalhes do Grande Dia! – YAY (:

A profissional responsável em ajudar os noivos com os principais detalhes do Grande Dia e deixar do jeitinho que eles sempre sonharam é a Cerimonialista.

Pra te ajudar com as dúvidas que você possa ter a respeito do tipo de trabalho que ela faz, conversei com a Samantha, minha parceira Cerimonialista de Casamentos em Joinville, que respondeu gentilmente às minhas perguntas! Ela é recomendada por mim e muitos noivos e tenho certeza de que essas 3 perguntinhas vão te dar uma luz quanto à essa decisão! ????


Afinal, o que faz uma cerimonialista?

Essa profissional do Casamento costuma ser uma verdadeira Fadinha no momento de loucura na vida da noiva – hehe. Brincadeiras à parte, ela é responsável por gerenciar e organizar todo o processo da Cerimônia e Festa, ajudar na escolha dos Fornecedores que têm o perfil do casal e do Casamento, além de orientar e definir o Estilo de todo o Evento, de acordo com o gosto dos noivos (seja um estilo rústico, clássico, tradicional, etc.). Por isso, é recomendada sua contratação desde o início do planejamento.

Quais são as preocupações e problemas que os noivos podem evitar contratando este profissional?

Como a cerimonialista confere tudo o que foi contratado, os noivos podem ficar muito mais tranquilos (e ganhar tempo) contratando-a, já que assim, evitam que não haja nada que deixe de ser conferido e entregue pelos outros prestadores de serviço – incluindo até mesmo detalhes muitas vezes esquecidos como topo de bolo, suporte de doces, porcelana para o Café e sobremesa, etc. Além desses detalhes, é possível evitar que algum serviço relevante para a qualidade do Casamento deixe de ser contratado.

Não podemos deixar de mencionar que a Cerimonialista ajuda a definir a identidade do Casamento (evitando erros como convite no Estilo Clássico e decoração no Estilo Rústica).

Um outro problema muito comum em Casamentos que não contam com o serviço Cerimonial, é a confusão quanto a sequência do Cronograma, como o momento correto de fazer o brinde, servir as entradas e o buffet, ou mesmo o momento de servir os doces da mesa do bolo).

Existem riscos de passar essa função a algum convidado ou familiar que não seja um profissional da área?

A primeira coisa a se ter em mente é que esta pessoa que estará ajudando não é profissional. Por conta disso, imprevistos podem acontecer e ela não terá a experiência que uma cerimonialista que trabalha finais de semana seguidos nessa função tem. No Casamento, toda boa ação é sempre bem-vinda, claro, mas é possível que esta pessoa fique nervosa (já que nunca trabalhou com isso) e não atenda as suas expectativas.

Como pode ser que seja alguém próximo dos noivos ou da Família, é possível também que ele/ela deixe de aproveitar a Festa como um convidado, já que estará responsável na organização de todo o Casamento.

Uma cerimonialista profissional vai diferenciada dos demais convidados, focada em trabalhar 100% nessa função. Quando se trata de uma pessoa achegada ou um familiar para substituir o profissional, é possível que ela venha vestida e produzida como uma convidada para a Festa, e por conta disso, pode estar menos preparada para atender as demandas do Dia.


Quer saber mais a respeito dos Serviços da Valencia Cerimonial?

Desde o atendimento inicial, a Samantha e a equipe procuram sempre atender com agilidade, sabendo que cada casal de noivos que procuram o serviço já tem a Data definida e precisam encaixar todos os fornecedores que mais gostaram na mesma agenda. A partir da primeira reunião, os noivos já são pré-instruídos com relação ao Estilo de Casamento que querem organizar.

São 2 equipes experientes e treinadas para organizar e atender eventos que acontecem simultaneamente na mesma data (seja Casamento ou 15 Anos). Tudo para oferecer um serviço de qualidade e tranquilidade na Organização do Grande Dia.

Saiba Mais e Acompanhe no Instagram, clicando aqui!

Compartilhe: